Echinacea Purpurea 200mg - 90 doses
Echinacea purpurea é uma espécie de conhecido uso terapêutico. Sua composição de ativos é variada, apresentando compostos terpenóides, compostos fenólicos, flavonóides, polissacarídeos e compostos azotos. Essa união de ativos atua de forma sinérgica, resultando nas atividades farmacológicas que a espécie propõe. Dentre as atividades de destaque, a Echinacea purpurea demonstra atuar com atividade imunomoduladora, o que garante o combate de infecções que atingem o trato respiratório. Além disso, demonstra atividades antifúngica, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.
Diferenciais de Echinacea purpurea
- Imunomoduladora
- Combate infecções do trato respiratório
- Atividade antiviral e antibacteriana
- Combate o processo inflamatório
- Ação antioxidante
Indicações e ações farmacológicas
Dentre as infecções que acometem a população mundial, as infecções do trato respiratório (ITRs) vem demonstrando presença significativa, responsáveis pela causa de morbidades e até mesmo de mortalidade (MENDES et al., 2003).
As ITRs surgem na forma de gripe comum, influenza associado com febre, dor de garganta, tosse (todas as suas formas), sinusites, bronquite e faringotonsilite (MENDEZ, 1997).
Patógenos virais são os principais causadores de infecções que acometem o trato respiratório, representando 30 a 40% dos casos de infecções agudas. Destacam entre os maiores agentes infecciosos o vírus sincicial respiratório humano (VSRH), metapneumovírus humano (MPVh), influenza A e B (IA e IB), vírus da parainfluenza (VPI) 1, 2, 3, e rinovírus (BONFIM et al., 2011).
Echinacea purpurea atua modulando o sistema imunológico humano, potencializando os sistemas de defesa a fim de combater o processo infeccioso causado por vírus e bactérias. Seu uso também é eficaz na modulação da produção de citocinas inflamatórias, resultando no alívio dos principais sintomas causados por patógenos.
Contraindicações
Está contraindicado para pacientes portadores de doenças crônicas como tuberculose, leucose, colagenose, esclerose múltipla, pacientes com vírus HIV positivo, e pacientes em tratamento com imunossupressores.
Referências
BARBOSA K B F et al. Estresse oxidative: Conceito, implicações e fatores modulatórios. Ver. Nutr. 2010; 23(4):629-643.
BARNES, Joanne et al. Echinacea species (Echinacea angustifolia (DC.) Hell., Echinacea pallida (Nutt.) Nutt., Echinacea purpurea (L.) Moench): a review of their chemistry, pharmacology and clinical properties. Journal of Pharmacy and Pharmacology. 2005; 57(8): 929-954.
BONFIM C M et al. Patógenos respiratórios frequentes em casos de infecções do trato respiratório em crianças de creche. J Pediatr (Rio J). 2011; 87(5):439-44.
CRUVINEL W M et al. Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória. Rev Bras Reumatol. 2010; 50(4):434-61
A Formularis é uma Farmácia de Manipulação. Todos os nossos produtos são manipulados exclusivamente para você. Todas as indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto.
Consulte sempre um especialista.
As descrições dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
A Formularis está há 30 anos no mercado magistral e busca sempre se atualizar para levar aos seus clientes o que há de melhor e mais novo na área farmacêutica. Será um prazer compartilhar as novidades nutricionais, cosméticas e medicamentosas aos clientes e amigos Responsável Técnica: Joana Lado Oliveira CRF-RJ 13.609 Licença Sanitária: 267/2010